Thursday, July 27, 2006

Tomas Skuhravy



Criado para o futebol no mítico Sparta de Praga da antiga (e fortíssima) Checoslóvaquia, Skurahvy foi a figura de proa da sua selecção no Itália 90, onde envergou a camisola 10 e apontou 5 golos. Esse grande mundial valeu-lhe uma transferência para um dos mais míticos clubes italianos, o Genoa, onde teve bastante sucesso e se manteve até metade da época 1995-1996. No mercado de inverno dessa temporada, ingressou no sporting como grande aposta do presidente Santana Lopes, mas o avançado oriundo da Bohémia revelou-se um autentico flop. Ficou conhecido, sobretudo, devido a um jogo em Chaves que foi interrompido por falta de luz, e que dois dias depois, viu serem jogados os últimos 2 minutos dessa partida. Nesses minutos finais, o Checo enviou uma bola ao poste. Foi o momento que Skuhravy teve mais perto de um golo, e acabou por ficar conhecido por autor da bola ao poste mais cara do futebol português, tal era o ordenado desse jogador, e por espatifar totalmente um exemplar automóvel na noite lisboeta. Na época seguinte regressou ao seu país natal (já Républica Checa), onde terminou a carreira.

  • Nome: Tomas Skuhravy
  • Nacionalidade: Checo
  • Data de Nascimento: 07 - 09 - 1965
  • Naturalidade: Ceske Budejovice - ex Checoslováquia
  • Posição: Avançado
  • Altura: 193 cm
  • Peso: 90 kg
  • Clubes representados: Sparta Praga (1986-1990); Genoa (1990-1995); sporting (1996); Viktoria Zizkov (1996-1997)

5 Comments:

Blogger João Campos said...

Parabéns pelo blog. Já agora, podia haver posts também dedicados a treinadores, onde o Sporting teve duas grandes estrelas: Robert Waseige e Vicente Cantatore.

4:04 PM  
Blogger pumba no piu piu said...

Pa, eu vi jogar este tipo em alvalade. Era um gigante e os defesas contrarios pareciam ser os seus filhos mas so isso...mexer que e bom e para os outros. Um grande, grande flop!

12:56 PM  
Blogger João Campos said...

Como o Sporting não foi o único a ter os seus cepos, lembra alguns dos piores jogadores que passaram pelas Antas/Dragão em www.dragoessemchama.blogspot.com

11:45 AM  
Blogger strait said...

Foi um flop mas o gaju tinha um bom curriculum... qualquer um seria enganado, o homem no genoa em 164 jogos marca 59 golos e antes disso no sparta de praga em 113 marca 55...no sporting é que acabou para o futebol no mesmo minuto em que as luzes se apagaram... e se o sporting tem marcado nesse ressalto ao poste quem sabe... um episodio triste do futebol portugues.

4:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

RUI NASCIMENTO:
Salvo erro, quando chegou ao Sporting já vinha com problemas físicos, tanto assim é que se lesionou ao fim de 5/6 jogos e nunca mais jogou. Mas infelizmente foi um flop. Lembro-me bem do grande avançado que foi este Skuhravy no Itália 90, onde foi um dos melhores marcadores da competição. Depois de sair de Alvalade, nunca mais se ouviu falar dele...

2:21 AM  

Post a Comment

<< Home